Tecnologia

BMW: receita para direção autônoma

Crédito: Divulgação

BMW: para condução autônoma, uma mãozinha da Amazon (Crédito: Divulgação)

Por Victoria Ribeiro e Edson Rossi

Na terça-feira (5), a BMW anunciou que usará tecnologia de nuvem da Amazon para construir seus recursos de direção autônoma. O sistema avançado de assistência ao motorista de próxima geração da montadora alemã, ou Adas, fará parte de sua linha Neue Klasse de carros elétricos e deve ser lançada em 2025. O Adas, sistema de software que pode oferecer assistência aos motoristas em ações como mudança de faixa ou estacionamento, exige grandes quantidades de processamento de dados, pois o software depende de conjuntos de hardware, incluindo câmeras e semicondutores. Os processos de inteligência artificial são fundamentais. O anúncio da fabricante alemã ocorre no momento em que as montadoras tradicionais buscam impulsionar a tecnologia em seus carros para competir com a Tesla, que já possui um modelo equivalente chamado Autopilot.

China: fundo para chips

(istockphoto)

A China planeja lançar um fundo estatal de cerca de US$ 40 bilhões para impulsionar sua indústria de chips. O governo tem como meta alcançar a independência na produção dos dispositivos e de semicondutores menores e mais rápidos, necessários para a produção de computadores, smartphones, eletrodomésticos e outras tecnologias. Ainda não há detalhes sobre quando a iniciativa será lançada.

Áudio e vídeos: novas apostas de Musk

(Divulgação)

Em meio ao consumo cada vez mais intenso de conteúdos em vídeo, a plataforma X, antigo Twitter, planeja lançar chamadas de vídeo e áudio enquanto o proprietário Elon Musk corre para construir um “aplicativo com tudo” para se manter à frente da concorrência, em especial da rede social Threads, de propriedade da Meta Platforms. Os usuários não precisarão de um número de telefone para os recursos que estarão disponíveis no iOS da Apple, no Android do Google e nos computadores pessoais, disse Musk em postagem.

“Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta.”
Carl Sagan (1934-1996), cientista americano

Google: marca d’agua contra desinformação

O Google está testando uma marca d’água digital para detectar imagens feitas por inteligência artificial em uma tentativa de combater a desinformação. Desenvolvido pela DeepMind, braço de IA do Google, o SynthID vai identificar imagens geradas por máquinas. Ele funciona incorporando alterações em pixels individuais nas imagens, de modo que as marcas d’água sejam invisíveis ao olho humano, mas detectáveis pelos computadores. A Microsoft e a Amazon estão entre as grandes empresas de tecnologia que, como o Google, se comprometeram a colocar marcas d’água em alguns conteúdos gerados por IA. Além das imagens, a Meta publicou artigo de pesquisa para seu gerador de vídeo Make-A-Video, que afirma que marcas d’água serão adicionadas aos vídeos gerados para garantir a transparência em trabalhos gerados por IA.

(Infografico:Fabio X | Fotos: Andrea Piacquadio/Pixels)