Tecnologia

Geotab conecta logística

Líder global em telemática, companhia canadense investe no Brasil para gerenciar frotas de maneira inteligente a partir da análise de 55 bilhões de dados por dia

Crédito: Divulgação

Por Beto Silva

Waze, Google Maps, Apple Maps, Osmand, Karta, TomTom Go Navigation e Maps.me são alguns dos mais tradicionais aplicativos de navegação do mercado global. Servem para pessoas físicas ou pequenas empresas gerenciarem suas frotas em quesitos básicos, como melhores trajetos, detecção de problemas no trânsito e horários mais adequados de partidas e chegadas. Mas estão longe de serem a melhor ferramenta para companhias com muitos veículos que visam diminuir gastos, potencializar o uso de seus carros e ter uma visão 360° de sua estrutura logística. É nessa demanda que ataca a canadense Geotab, líder global em telemática, com conexão em sua plataforma de 3,6 milhões de veículos comerciais em todo o mundo. Por seu tamanho, sua complexidade logística e com presença das maiores empresas do planeta, o Brasil tem sido uma das principais apostas da Geotab para crescer e bater a previsão de US$ 666 milhões em receita neste ano — em 2022 a receita foi de aproximadamente US$ 450 milhões. A operação local começou há dois anos e já tem grandes clientes como Pepsico e JBS. “O Brasil é uma peça fundamental em negócios de âmbito global. Está entre as 10 maiores economias do mundo e é a principal da América Latina”, afirmou à DINHEIRO Eduardo Canicoba, country manager da Geotab no Brasil. “Temos muita oportunidade por aqui.” O objetivo é ser a maior operação da região — hoje está atrás do México — e estar entre as cinco maiores da companhia globalmente.


Eduardo Canicoba lidera a operação brasileira da Geotab, que foca suas ações em médios e grandes clientes (Crédito:Divulgação)

O foco tem sido conquistar clientes de médio e grande portes para uso de seu hadware (produto) e software (serviços). Instalado nos automóveis das frotas gerenciadas pela companhia, o aparelho GO9 é um pequeno rastreador veicular responsável por captar todos os dados e gerar insights. Possui processador de 32 bits, memória e um giroscópio. São coletadas informações sobre motor, tração, painel de instrumentos, pneus, câmbio, velocidade, combustível e muitas outras referências que possibilitam avaliar a performance do motorista e do veículo, além de antever problemas como desgaste de peças.

“Vendemos valor com muita informação agregada para melhor tomada de decisão dos nossos clientes” Eduardo canicoba, ountry manager da geotab

VALOR Na navegação, são apresentados dados avançados e precisos sobre localização do veículo, velocidade, distância e tempo da viagem e período parado com motor ligado. Em detecção e notificação de colisões, são avaliados aceleração, frenagem e curvas. Acidentes são alertados por notificações no sistema. Por meio de algoritmos patenteados e do acelerômetro do dispositivo GO9, é possível realizar a reconstrução de uma colisão. São três pacotes disponíveis de soluções, dependendo da demanda dos clientes. Os relatórios sobre as frotas podem ser diários, também ao gosto do freguês. “Vendemos valor, com muita informação agregada para melhor tomada de decisão dos nossos clientes”, disse Canicoba, que comanda no País equipe de marketing, vendas, engenharia e um armazém na região de Osasco (SP), onde ficam os equipamentos fabricados no Canadá e distribuídos e instalados por parceiros brasileiros. E, sim, é realmente muita informação. Mais precisamente 55 bilhões de pontos de dados diariamente.


Pepsico é uma das empresas que contratam os serviços da Geotab no Brasil e em outros países, para otimizar sua estrutura de distribuição (Crédito:Divulgação)

Todo esse “valor”, como define o executivo, foi escolhido por grandes clientes dos setores de varejo, alimentos e bebidas do Brasil, que possuem frotas a combustão ou elétricas, como a da No Carbon, do Grupo JBS. A solução telemática colaborou para o monitoramento e crescimento da frota, que já tem mais de 100 veículos em um ano de operação. O desafio inicial da empresa era gerenciar a logística, o estado das baterias dos veículos, acompanhar a localização, medir as distâncias percorridas (já que a eletrificação e, por consequência, o carregamento, são incipientes no território nacional) e a gerar dados para direcionar e embasar a criação de metas de negócios que garantissem sua operacionalidade.

Ao ganhar corpo nos negócios no País, a Geotab começa a avançar em seu markeplace. Está em busca de parceiros locais para oferecer soluções “mais completas e mais ricas” a seus clientes, de acordo com o country manager. Sensores de temperatura e câmeras estão entre os produtos que podem agregar ao negócio a Geotab. Com isso, visa se conectar a parceiros da mesma maneira que conecta a logística.