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WAP amplia portfólio e mira crescimento além das lavadoras de alta pressão

Afetada pela crise hídrica da última década, marca de lavadoras de alta pressão renasce com aposta em tecnologia e diversificação de portfólio, que inclui linha gourmet

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Henrique Fogaça é a cara da linha gourmet. Lavadora de alta pressão segue estrela, e ferramentas ganham espaço (foto abaixo) (Crédito: Divulgação)

Por Angelo Verotti

Até meados da última década, a WAP dominava o cenário de lavadoras de alta pressão no Brasil. Mas antes mesmo de o País e o restante do mundo serem desafiados pela pandemia, a empresa teve de encarar outra grave crise, desta vez causada pela natureza: a falta de chuvas que afetou o abastecimento de água principalmente na região Sudeste, entre 2014 e 2016. Sem condições de comercializar o seu produto-chave devido às regras impostas pelos governantes, a bandeira se viu sem liquidez, entrou em recuperação judicial em 2016 e apostou na expansão do portfólio para seguir em frente. Quase oito anos depois, a WAP celebra receita líquida dez vezes superior à apurada em 2015, um alívio para o CEO Paulo Sanford. “Na jornada de reestruturação da WAP, fomos iluminados pelos nossos clientes, que são a principal razão para o nosso crescimento”, disse. “A WAP se tornou uma referência no mundo dos bens de consumo.”

Por decisão administrativa, o faturamento atual e o montante da dívida à época da recuperação judicial são mantidos em sigilo pelo executivo e por Bruna Hadad, CFO e também gestora no processo de recuperação da companhia. “Só para você ter um parâmetro, a alavancagem era muito alta, superava dez vezes”, disse a economista e também engenheira. “Agora, quando a gente fala deste ano, com setembro fechado, estamos com menos de uma vez.”

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Basta uma rápida pesquisa para ter ciência da dimensão do problema enfrentado pela WAP, empresa de origem alemã, mas hoje controlada pelo grupo Order. O mercado de lavadoras caiu mais de 70%, segmento que representava mais de 80% do faturamento da companhia.

Para complicar, o Brasil passava por um momento de crise política e econômica. “Quando você cai mais de 70%, a empresa fica muito grande, o estoque fica muito grande, então foi literalmente a tempestade perfeita”, afirmou a executiva.

Bruna Hadad e Paulo Sanford assumiram a gestão da companhia durante o período de recuperação judicial (Crédito:Divulgação)

A saída encontrada e rapidamente colocada em prática pela dupla foi a diversificação do portfólio. Atualmente já são mais de 300 produtos à disposição do consumidor.

O catálogo tem:
• tradicionais lavadoras de alta pressão
• aspirador de pó
• ventiladores,
• ferramentas,
• umidificadores, entre outros.

“Estamos felizes com o que alcançamos, mas temos planos ambiciosos e novas metas a cumprir”, disse a CFO. Uma delas é o lançamento de 43 produtos até o final deste ano. Foi o caso da recém-lançada linha gourmet, que contém airfry, chaleira, panela de pressão e torradeira — todos elétricos. Haverá novidades também na linha de ventilação já de olho na chegada do verão.

Com o objetivo de dar destaque às suas linhas, a empresa tem apostado ainda em parcerias e uniões estratégicas com personalidades do cenário nacional e internacional.

A primeira envolve o chef de cozinha, empresário e jurado televisivo Henrique Fogaça que, segundo Hadad, “vai ser a cara da linha de cozinha”.

E, no ano passado, a WAP e o DJ Alok criaram em sociedade a WAAW by Alok, marca de produtos no segmento de áudio, especialmente caixas de som e fones de ouvido. Paulo Sanford também ocupa o cargo de CEO da WAAW.

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WAP tem dois centros de distribuição e duas fábricas, no Paraná e no Ceará. DJ Alok (acima) é sócio da empresa em marca de produtos de áudio (Crédito:Divulgação)

Alerta

O especialista Eduardo Tomiya aprova o plano de extensão de categorias da WAP, mas pede atenção. Ele cita os casos da tradicional fabricante de motos Harley-Davidson, que chegou a lançar um perfume, e da marca de alimentos Sadia, que apostou em linha de água mineral, mas não foram bem sucedidos.

“Uma cliente da Harley-Davidson chegou a dizer que a única fragrância que combinaria com a marca seria a de óleo”, disse o CEO da consultoria TM20. “Já com a Sadia houve piadas que questionavam se o gosto da água seria de presunto.”

O processo de diversificação, na visão dele, tem de ser cuidadoso e tem limite. “Você jamais vai ver um hospital com nome McDonald’s. Não faria sentido.”

Já sobre a aposta da WAP em celebridades para ilustrar determinadas categorias de produtos é valorizada pelo especialista. Segundo Tomiya, com o endosso de pessoas como Alok e Fogaça a empresa consegue capturar os atributos dos influenciadores para a sua marca. “É um bom caminho. Tem que tomar cuidado apenas para não se tornar escravo dessa celebridade. Ou seja, que ela fique mais importante do que a marca.”

Tecnologia

A Wap aposta em crescimento exponencial por meio do uso da tecnologia. Para isso, tem investido em análise do comportamento do consumidor.

“A intenção é atender o desejo do cliente, oferecer o que ele quer e não o que eu (WAP) acho melhor.”
Bruna Hadad, CFO da WAP

Na prática, a proposta é aprofundar o relacionamento com o consumidor em todas as etapas da sua jornada, seja digital, seja física ou as duas. “Para isso, há um time especializado em dados e marketing digital e no desenvolvimento de conteúdo e ampliação da presença de marca nas principais plataformas digitais e marketplaces.”

A presença das WAP nos canais digitais, que já era alta no período pré-pandemia, cresceu ainda mais em 2020, primeiro ano da crise sanitária. À época, mais de 70% das vendas foram provenientes do segmento, percentual que tem se mantido.

“Estamos nos principais canais de distribuição, maiores marketplaces, redes especializadas, mantendo a alta frequência de contato e vendas”, disse Hadad, que afirma ser indiferente por qual canal o produto é comercializado — são mais de 1 mil pontos de serviços autorizados no Brasil.

E as estratégias têm se mostrado acertadas. Atualmente, a WAP é líder em lavadoras de alta pressão, com 43% de market share. Tem ainda mais de 26% de participação em aspiradores de pó, além de ocupar a ponta no segmento de robôs aspiradores.

Estrutura

Para dar suporte ao crescimento do portfólio e dos negócios, a empresa tem duas fábricas e dois centros de distribuição, no Paraná e no Ceará.

Todo processo de pesquisa e desenvolvimento, de design, além da montagem dos produtos acontecem no Brasil. “Esse P&D, independentemente da categoria, ou se é um produto novo ou antigo, fica no Brasil, porque às vezes o item precisa ser qualificado. É preciso melhorar o design ou performance, como acontece, por exemplo, em ferramentas”, afirmou a CFO.

A fabricação dos produtos é feita em sua maioria na Ásia, principalmente na China, mas a WAP também tem fornecedores na Alemanha e Itália. Uma expansão, ao que tudo indica, sem limite.