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Maior shopping de descontos do Brasil ganha 150 novas operações

Com investimento de R$ 200 milhões, Catarina Fashion Outlet dobra de tamanho e agrega 150 novas operações — agora com cinemas, parque de diversão e até salão de beleza. Entenda as razões de mais esse fenômeno com o DNA da JHSF

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Parte da ampliação inaugurada na terça-feira (10): maior shopping do gênero no Brasil. (Crédito: Divulgação)

Por Celso Masson

Em outubro de 2014, quando recebeu os primeiros visitantes, o Catarina Fashion Outlet ainda era uma aposta. Primeiro empreendimento desenvolvido e implementado pela JHSF Malls no modelo de shopping de descontos, ele se provou um sucesso tanto para os lojistas quanto para o entorno.

Dos 15 mil m2 de área bruta locável (ABL) originais, ele passou a ter 20 mil m2 já no ano seguinte. Em uma segunda fase de expansão, em 2018, chegou a 29 mil m2. Na quarta-feira (10), o complexo de compras instalado no quilômetro 60 da Rodovia Castello Branco, em São Roque (SP), a 45 minutos da capital, ganhou 150 novas operações.

Com apenas nove anos, ele agora é o maior outlet do Brasil tanto em número de lojas (cerca de 300) quanto em ABL (51 mil m2). O investimento da JHSF na expansão foi de R$ 200 milhões.

Para CEO da JHSF, Thiago Alonso (acima), o sucesso é resultado da qualidade do empreendimento que tem marcas como Gucci, Dolce & Gabbana, Burberry, Salvatore Ferragamo, Zegna, CJ Outlet, Armani e Sephora (Crédito:Divulgação)

Além de incorporar grifes como Alexandre Birman, Carol Bassi, Lenny Niemeyer, PatBO, Carters e NBA Store, agora há:
• oito novos restaurantes,
• um cinema com quatro salas,
• e diversas opções de entretenimento para a família, de pista de patinação a um parque de diversões.

Até um salão de beleza passou a funcionar no outlet — um destino para passar muito tempo e fazer valer a viagem, seja qual for o ponto de partida geográfico e o interesse do visitante.

Segundo o CEO da JHSF, Thiago Alonso, por trás dessa terceira expansão está uma estratégia de seguir oferecendo mais espaço para marcas que perceberam a eficiência do modelo e a qualificação do perfil de visitante.

“Desde 2014 o País passou por altos e baixos na economia, tivemos Covid, mas nunca houve vacância no Catarina, onde as lojas sempre apresentaram ótima performance”, afirmou Alonso à DINHEIRO.

Divulgação

51 mil m²
É a área bruta locável (ABL) após a terceira fase de expansão

300 operações
Entre lojas, restaurantes, cinemas e outros serviços

Isso, evidentemente, despertou ainda mais interesse do mercado. “Muita gente falou ‘quero estar lá também’.” As marcas ali presentes têm forte apelo aspiracional, e mesmo que o público seja formado por quem tem um perfil de renda capaz de preservar a capacidade de consumo em momentos de crise, uma coisa é certa: todo mundo gosta de comprar um produto de boa qualidade pagando menos.

O conceito de outlet, na visão do CEO da JHSF, é ser um espaço para escoar o excesso de produção de uma coleção que por qualquer motivo não vendeu tanto quanto o esperado.

“Para as marcas, é um processo que permite recuperar o dinheiro investido na matéria-prima sem depreciar o produto”, disse. Já para o consumidor, é uma maneira de comprar algo acima da faixa de preço a que ele normalmente teria acesso.

Além do evidente apelo de comprar com desconto, a localização fora de uma metrópole faz com que um bom outlet se torne o principal shopping para a população das cidades do entorno. E isso estimula o crescimento da economia local. “Essa é uma tendência que observamos em algumas experiências fora do Brasil, em outlets perto de Nova York e de Paris”, afirmou Alonso.

Aeroporto

No caso específico do Catarina, há outra peculiaridade. Ele fica a poucos metros do aeroporto internacional de mesmo nome, que também pertence à JHSF e permite a clientes de todo o Brasil se abastecer no outlet.

É comum ver famílias do interior de São Paulo e da região Centro-Oeste desembarcando de jatinhos apenas para fazer compras, comer e retornar às suas cidades no mesmo dia, sem passar por São Paulo.

Esse movimento explica também a preocupação da JHSF com a oferta gastronômica e de entretenimento. Quando perguntado o que permitiu ao Catarina Fashion Outlet se tornar um sucesso tão grande, Alonso tem uma só palavra: qualidade. “Qualidade das marcas, do espaço que foi montado e até das pessoas que estão lá”, afirmou.

A ampliação preservou as linhas arquitetônicas que caracterizam o espaço, mantendo sua marca registrada: um outlet a céu aberto, pet friendly, com alamedas amplas e arborizadas.

O projeto é do arquiteto Paulo Baruki e da paisagista Maria João d’Orey (que também assina o paisagismo da Fazenda Boa Vista, o megacondomínio de luxo na mesma rodovia), em parceria com Sig Bergamin e Murilo Lomas.

O estilo remete ao Shopping Cidade Jardim, na capital paulista, o empreendimento que definiu a identidade da JHSF. Antes de inaugurar a terceira expansão, o Catarina já oferecia um mix de quase 200 marcas, muitas delas exclusivas, como Gucci, Dolce & Gabbana, Burberry, Salvatore Ferragamo, Zegna, CJ Outlet, Armani e Sephora.

Além das grifes de alto padrão, o outlet se destacou no segmento de moda esportiva. Adidas, Asics, Fila, Mizuno, Nike, Puma, Track & Field e Under Armour, entre outras, vendem ali itens a preços bem mais baixos que nas lojas normais.

Oferecer descontos, que podem chegar a 70%, é um compromisso contratual dos lojistas e auditado pela JHSF.