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Unimed-BH: entenda porque a cooperativa mineira se destaca

Líder no mercado de planos médicos da capital mineira, a Unimed-BH cresce em receita, número de clientes e rede de atendimento presencial e digital

Crédito: Leo Drumond / NITRO

O diretor presidente Frederico Peret: cooperativa alcançou receita líquida de R$ 5,48 bilhões no ano passado, aumento de 12,6% em relação aos R$ 4,86 bilhões de 2021. E superou a marca de 1,5 milhão de clientes ativos (Crédito: Leo Drumond / NITRO)

Planos de saúde | Unimed-BH

Por Jaqueline Mendes

Poucos setores da economia enfrentaram tantos desafios quanto o de planos de saúde nos últimos anos. Desde a pandemia, os custos e a demanda atingiram níveis recordes. Por outro lado, as companhias dizem que não conseguem repor margens em um mercado altamente regulado. Mesmo assim, há executivos que estão conseguindo preservar a saúde financeira das operadoras de convênios médicos ­— e, principalmente, crescer na adversidade. É o caso da Unimed-BH, líder absoluta na região metropolitana da capital mineira e vencedora do prêmio AS MELHORES DA DINHEIRO 2023 no setor de Planos de Saúde.

No ano passado, a cooperativa alcançou números bastante expressivos. A receita líquida foi de R$ 5,48 bilhões, aumento de 12,6% em relação aos R$ 4,86 bilhões de 2021.

Também superou a marca de 1,5 milhão de clientes ativos e se manteve na liderança do segmento, com 54% de participação no mercado em sua área de atuação.

Em 2023, o número de clientes segue em alta. Em agosto, fechou com 1.564.877 beneficiários. Já o patrimônio líquido atingiu R$ 3,07 bilhões, seguindo a tendência positiva dos últimos anos, e crescimento de 6,07% em relação ao ano anterior. Já os ativos da Unimed-BH contabilizaram R$ 4,8 bilhões, com valorização de 3,21% sobre 2021.

Por trás dos números da cooperativa mineira estão outras importantes estatísticas com a mesma importância, segundo o executivo Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed-BH. “A cooperativa se orgulha de manter um alto índice de satisfação entre seus clientes. Hoje, 85% declaram estar satisfeitos com a Unimed-BH”, afirmou Peret, ao se referir à pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em 2022.

A operadora de saúde também atingiu 79 pontos no seu Net Promoter Score (NPS) geral no último ano, que engloba o atendimento prestado pelos seus médicos cooperados, unidades assistenciais próprias, rede prestadora e os serviços de teleconsulta.

Segundo Peret, a principal fonte da satisfação dos clientes da Unimed-BH é o contingente de mais de 5,2 mil médicos cooperados, que tornam a cooperativa a mais completa rede de atendimento, com unidades próprias e mais de 300 serviços credenciados atuando em uma lógica complementar.

Essa estrutura, na avaliação do presidente, visa assegurar aos clientes o acesso à assistência abrangente e de qualidade. “É o serviço de que eles precisam, onde precisam, em tempo oportuno e com os recursos adequados”, disse Peret. “É baseada nessa estratégia que, nos últimos anos, a Unimed-BH vem fortalecendo ainda mais a sua presença na região metropolitana.”

A tendência para os últimos meses de 2023, pelas projeções da Unimed-BH, é manter o crescimento das receitas e da carteira de clientes.

Isso porque a taxa de sinistralidade, que é um indicador importante para a saúde econômico-financeira da cooperativa, está em 80,5%, o que representa uma sinistralidade controlada, dada a realidade de elevação dos custos do setor.

Sendo uma cooperativa médica, cuja remuneração é fator relevante, a Unimed-BH definiu, para o ano, um teto de 82% de sinistralidade. Esse índice demonstra a relação entre os custos dos serviços garantidos aos clientes e os valores recebidos pela contratação dos planos. “Nossa estratégia está em uma gestão responsável e um olhar sempre atento ao nosso cliente”, disse Peret.

“A cooperativa se orgulha de manter um alto índice de satisfação entre seus clientes. Hoje, 85% declaram estar satisfeitos com a Unimed-BH.”
Frederico Peret diretor-presidente

Investimento

Em abril de 2023, a Unimed-BH realizou o lançamento da pedra fundamental do novo hospital em Contagem (município da região metropolitana de Belo Horizonte). O local abrigará a quinta unidade hospitalar da rede assistencial própria, com investimento de cerca de R$ 350 milhões com recursos próprios.

A previsão é que o novo hospital seja inaugurado em 2026, melhorando o acesso à saúde a mais de 250 mil clientes que vivem e trabalham na região. O local terá capacidade para:
• cerca de 300 leitos,
• incluindo 240 leitos de internação,
• 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva,
• 26 leitos de Hospital-dia,
• Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico 24 horas,
• bloco cirúrgico com 12 salas,
• além de um complexo e moderno Centro de Imagem e Laboratório de análises clínicas.

Entre os diferenciais, o novo hospital terá um projeto moderno que utiliza conceitos de arquitetura que facilitam o acesso e a adaptabilidade da estrutura no caso de pandemias.

A Unimed-BH também tem avançado na área da saúde digital, segundo Peret. Dentro da estratégia de inovação, a cooperativa tem realizado um investimento robusto no desenvolvimento de diversas soluções.

Uma delas é o novo serviço de atendimento de saúde Figital (Físico + Digital) para Gestantes, uma linha de cuidado híbrida, em que a cliente pode transitar entre o atendimento digital e presencial, de acordo com a necessidade. “Após a alta adesão dos clientes ao serviço, a cooperativa ampliou o atendimento on-line e criou o Pronto Atendimento On-line para casos de pequenas urgências, Consulta On-line Pediátrica e para gestantes. Além disso, o cliente Unimed-BH também pode até renovar receitas por meio da consulta on-line”, afirmou.

No mundo digital, a Unimed-BH também tem investido em inteligência artificial (IA) na aprovação de procedimentos. Hoje, 96% das autorizações são feitas de maneira automática e com apoio de IA, o que traz uma enorme agilidade. O tempo de resposta é de um minuto e meio. Recentemente, a cooperativa superou 1 milhão de procedimentos autorizados por meio de inteligência artificial.