Alpargatas: um passo para trás, dois passos para frente
Em um ano desafiador, com custos pressionados e inflação nas alturas, Alpargatas não perde o ritmo e garante crescimento
Vestuário, Têxtil e Calçados | Alpargatas
Por Jaqueline Mendes
Para qualquer empresa, a trilha do crescimento não é uma linha reta. Fatores macroeconômicos, como inflação, câmbio e custos de produção, exigem de empresários e executivos atenção redobrada nas pedras pelo caminho. O ano passado se mostrou especialmente desafiador para a fabricante de calçados Alpargatas, campeã do prêmio AS MELHORES DA DINHEIRO 2023 no setor de Vestuário, Têxtil e Calçados. A companhia, dona da Havaianas, fechou 2022 com R$ 4,2 bilhões em receita líquida, variação de 5,4% em relação ao resultado do ano anterior. Contribuíram para isso o efeito positivo do aumento de receita por par de Havaianas Brasil e o crescimento de volume dos mercados internacionais.
Apesar das vendas no azul, a empresa queria mais. Ao divulgar o balanço, a companhia reconheceu que os resultados financeiros ficaram abaixo das expectativas, depois de um 2021 com crescimento robusto nos principais mercados.
“Projetávamos restrição de capacidade fabril e começávamos a enfrentar pressão nas margens com a escalada dos custos de matéria-prima”, afirmou a empresa. “No Brasil, a inflação alta impactou a renda disponível dos consumidores e vimos queda relevante na demanda por chinelos no canal alimentar.”
Mas o fato de ter ficado abaixo da expectativa não significa que foi uma temporada ruim. Ao contrário. A empresa conseguiu preservar a estratégia de retomada do crescimento sustentável, com foco em simplificação, ganhos de eficiência e excelência operacional, segundo o CFO, André Natal. “Nosso modelo de negócio é resiliente. Seguimos nossa história centenária com uma governança sólida, acreditando na força da marca Havaianas e no seu potencial de aceleração de crescimento”, disse o executivo.
“Nosso modelo de negócio é resiliente. Seguimos nossa história centenária com uma governança sólida E acreditando na força da marca Havaianas. Estamos presentes em mais de 130 países.”
André Natal CFO da Alpargatas
Para fazer frente às turbulências, no Brasil a Alpargatas executou o programa de aceleração de sell-out. Ou seja, aumentou a exposição nos pontos de venda e investiu em ações de marketing, com objetivo de retomar o crescimento no canal alimentar.
Em paralelo, avançou nos pilares operacionais que irão permitir uma melhoria do nível de serviço no canal especializado — passo importante para a aceleração do crescimento nesse canal.
No plano internacional, a companhia está executando o programa de melhoria de nível de serviço e disponibilidade de produtos para impulsionar o início da temporada de verão. Além disso, o e-commerce continua apresentando melhoria de performance tanto nos EUA quanto na Europa.
O foco da empresa para acelerar o crescimento é aproveitar a força da marca. “Estamos fortalecendo as coleções de flip-flops e slides com desenvolvimento de produtos usando as novas tecnologias trazidas e aumentando a frequência de drops de coleção e collabs”, disse Natal. “Ao mesmo tempo, estamos otimizando nosso portfólio com redução de complexidade na operação.”
Para este ano, a empresa tem focado na simplificação e busca por eficiência em todas áreas operacionais e corporativas. A companhia vem eliminando posições entre o presidente e os clientes, simplificação que trará benefícios de uma estrutura mais leve com redução esperada de despesas de R$ 18 milhões anualizados. “Há 62 anos, criamos a Havaianas e esse é um diferencial que ninguém tem no mercado. É uma marca icônica que se tornou símbolo nacional ao conquistar não apenas os pés, mas também os corações de todos os brasileiros”, disse Natal.
A marca Havaianas é, de fato, uma unanimidade na categoria. A força da grife é três vezes maior que os concorrentes e ela está presente em 94% dos lares do País, segundo a Pesquisa Painel de Consumidores, amostragem Total Brasil, de 2023. “Isso é uma prova da popularidade, confiança e preferência que os consumidores têm pela marca. Além disso, é também um item de moda que representa o lifestyle dos brasileiros para o mundo todo”, afirmou Natal.
Um raro caso de marca brasileira apreciada por boa parte do mundo. “Estamos em mais de 130 países, onde temos havalovers encantados com o nosso jeito colorido de representar o melhor do Brasil.”
A Alpargatas diz que a prioridade é seguir com o plano de criação de valor de longo prazo. A companhia tem avançado em frentes importantes para sustentação dos negócios, mesmo com o cenário desafiador de 2023.
Para o CFO, o otimismo se concentra no último trimestre, com datas importantes para o comércio, como Black Friday e Natal. “A Havaianas é um item superpresenteável”, disse Natal. Além disso, o quatro trimestre marca o início do verão brasileiro, região que é o principal mercado da marca.
O importante é seguir em frente, sem tropeçar. Nem que seja necessário dar um passo para trás antes de dar dois passos para frente.