Estilo

Quer ‘flutuar’ a 315km/h? Porsche deixa Panamera ainda mais confortável

Sem previsão de lançamento no Brasil, a terceira geração do sedã Panamera agrega maior conforto às características esportivas de direção que a montadora alemã tanto preza

Crédito: Divulgação

Com motor de quatro litros associado a um propulsor elétrico, o Panamera Turbo E-Hybrid vai de zero a 100 km/h em apenas 3,2 segundos (Crédito: Divulgação)

Por Celso Masson

É possível melhorar o que já nasceu perfeito? Quando esse tipo de pergunta é dirigido a fabricantes de carros superesportivos como a Porsche, a resposta é uma só. Sim. E isso vale para todos os modelos da marca alemã, que tem conseguido se superar a cada atualização de seus veículos. Na terceira geração do sedã de luxo Panamera, que terá pré-venda no Brasil somente em 2024 e em data ainda não definida, um nível maior de conforto foi adicionado. Isso aparece na ampla gama de sistemas de assistência ao motorista e no interior totalmente redesenhado para aprimorar a experiência de condução.

A principal novidade é o sistema de suspensão ativa e a ar de dois estágios que separa as fases de distensão e compressão do controle do amortecedor. Segundo a Porsche, esse sistema supera outros conceitos de suspensão em todos os parâmetros relevantes.

A base para isso está nos amortecedores ativos recentemente desenvolvidos (também com tecnologia de dois estágios), cada um conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente. A vantagem é gerar um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda, criando forças entre a carroceria e as rodas de maneira rápida, precisa e direcionada, para compensar os impactos contra o piso.

Com isso, o sistema absorve impactos transversais e danos na estrada enquanto garante maior estabilidade. O chassi mantém a carroceria do Panamera plana o tempo todo, mesmo durante manobras bruscas de frenagem e aceleração ou em curvas acentuadas — neste caso, entra em ação o eixo traseiro esterçante, que ajusta o ângulo de ataque das rodas.

315 km/h

Como não é só de uma boa suspensão que vivem os apaixonados por carros esportivos, o novo Porsche tem muita força sob o capô. São quatro powertrains híbridos criados para oferecer maior desempenho, autonomia e eficiência.

O top é o Panamera Turbo E-Hybrid, que vem equipado com um motor V8 de quatro litros integralmente revisado. Ele se soma ao propulsor elétrico 190 cavalos para oferecer uma potência somada de 500 kW (equivalente a 680 cv). Medições em pista mostraram que o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge máxima de 315 km/h. Marcas dignas de um carro de Fórmula 1.

(Divulgação)
(Divulgação)

Diferentemente de um bólido de competição, porém, o cockpit equilibra elementos de controle digitais e analógicos com elegância e ergonomia.

E o prazer de pilotar não se limita ao motorista. Um display opcional para o passageiro permite que ele se integre à experiência de condução. A tela de 10,9 polegadas exibe dados de desempenho do veículo com direto à customização dos dados.

Também permite a operação do sistema de infotainment e suporta streaming de vídeo enquanto o carro está em movimento. Para evitar distrações de quem está ao volante, o display do passageiro não pode ser visto do banco do motorista.

A Porsche também equipou o Panamera com um sistema de iluminação HD Matrix LED de alta resolução, que tem mais de 32.000 pixels por farol (disponível como opcional). O alcance de iluminação é de até 600 metros. A Porsche não divulgou o preço do Panamera 2024, que é fabricado em Leipzig.