Mobiliário: Breton leva seu design autoral para as arábias
Com 56 anos de história e presença em 15 cidades brasileiras, a marca reconhecida por produzir mobiliário de alto luxo chega a Dubai com loja própria de 1,8 mil m2. A expansão internacional se apoia na força do design assinado e em iniciativas sustentáveis
Por Celso Masson
A Breton não para. Posicionada como uma marca brasileira de design de mobiliário que acredita no talento nacional e valoriza a matéria-prima local, ela lança aproximadamente 200 produtos a cada ano. Segundo o CEO André Rivkind, para manter esse ritmo é preciso ter um olhar atento à inovação, “seja para incorporar novas tecnologias construtivas, seja para agregar materiais ou funcionalidades que ditem tendências no mercado”, afirmou. Em 2023, não foi diferente. Todos os showrooms da marca receberam móveis criados especialmente por algumas das mentes mais brilhantes da arquitetura, da decoração e da moda no País.
Fernanda Marques, Lily Sarti, Reinaldo Lourenço e os coletivos A la Garçonne, Choque Design e Arquitetura Nacional são apenas alguns exemplos dos nomes envolvidos na criação de peças para a linha Expressões Breton.
Combinando o design autoral e a qualidade da manufatura, a empresa conseguiu atravessar o ano com um pequeno crescimento. “A gente considera um resultado bastante vitorioso dentro de um cenário difícil, não só porque o nosso setor vinha de um pico durante a pandemia como por fatores econômicos complexos, com juros altos e incertezas”, disse Rivkind.
Com presença em 15 cidades brasileiras, de Manaus a Porto Alegre, a Breton lança em 2024 a primeira etapa de sua internacionalização. “A qualidade do mobiliário brasileiro é reconhecida mundialmente. Como estamos na vanguarda em nosso país, temos recebido cada vez mais procura do mercado externo. Isso nos motivou a ampliar nossa atuação para fora do Brasil”, afirmou o CEO da empresa familiar criada há 56 anos.
Dubai foi a escolha natural para a primeira loja da grife no exterior. “A gente está chegando lá com uma unidade espetacular, com 1,8 mil m2 de área de exposição em um terreno de 2,5 mil m2”, disse Rivkind.
Segundo ele, embora tenha de construir a imagem da marca a partir do zero nos Emirados Árabes Unidos, a obra tem gerado tanta curiosidade que a expectativa é de sucesso instantâneo. “Montamos um time de marketing para fazer a divulgação junto aos arquitetos, decoradores, além de influencers de lifestyle para contar a história da Breton nas redes sociais.”
O endereço escolhido foi a terceira avenida mais movimentada da cidade e onde fica um distrito famoso por concentrar lojas de móveis e decoração, especialmente de marcas italianas. No quarteirão da loja Breton, porém, o que mais se vê são clínicas de estética e salões de beleza. “É uma região muito frequentada por consumidores do mercado de luxo”, afirmou Rivkind.
Apenas para ter ideia do tamanho da loja, hoje a fábrica e o centro de distribuição da Breton ocupam um galpão de 14 mil m2 na Rodovia dos Imigrantes, principal ligação da capital paulista com o Porto de Santos, o maior terminal do País. O modelo de vendas será misto, com móveis sob medida (disponíveis após 120 dias) e um estoque grande de peças para pronta entrega.
Carbono negativo
Outro diferencial para conquistar o mercado de Dubai é a ênfase na sustentabilidade. A empresa, que já era carbono neutro, ampliou o investimento em soluções de iluminação e de transporte para se tornar negativa em emissões. “Uma iniciativa lançada este ano que impacta positivamente é o Breton Circular, uma plataforma de revenda de produtos de segunda mão. O descarte do nosso produto é difícil e dessa forma ele tem uma vida mais longa”, disse Rivkind.
O próximo passo é levar esse compromisso para toda a cadeia de suprimentos. Com isso, além do design reconhecido, a Breton chega a Dubai com a bandeira da economia verde.
Shop2gether abre Pop-up no Uruguai
Plataforma chega ao mercado internacional com campanha de verão no balneário de luxo Jose Ignácio, vizinho a Punta del Este
Lançada em 2012 como e-shopping de moda e lifestyle, a marca Shop2gether iniciou sua internacionalização com a abertura de uma pop-up store no Uruguai. A iniciativa também reforça a movimentação da plataforma para o mundo físico.
Ela funcionará até meados de abril de 2024 dentro da loja multimarcas brasileira A.mar, no centro do vilarejo de Jose Ignácio, que concentra o público de alta renda no litoral do país vizinho.
Segundo a cofundadora do Shop2gether Ana Isabel Carvalho Pinto, a seleção de itens à venda foi pensada para se integrar ao lifestyle do balneário. “Trouxemos uma curadoria adequada ao clima local, com peças para serem usadas na praia, em um almoço em frente ao mar ou em um final de tarde”, afirmou.
O foco é o acervo próprio do e-shopping, a marca 2Essential, com uma seleção de produtos de moda praia desenvolvidos para a região, como bonés e bolsas.
Para fortalecer a presença da marca e a pegada quiet luxury, foi incorporada uma pequena biblioteca e um lounge. Ao longo dos próximos meses, haverá ativações para clientes selecionadas, com profissionais de maquiagem e cabelo atendendo por agendamento.