Sompo investe no monitoramento

Crédito: Divulgação

Adailton Dias, diretor responsável pelas áreas de produtos e resseguros (Crédito: Divulgação)

Por Hugo Cilo

A operação brasileira da Sompo Seguros, companhia do líder no segmento de transporte no País, acaba de investir numa nova infraestrutura da sua central de monitoramento. Em um andar inteiro, com 655 m² exclusivamente dedicado ao serviço, a ampliação vai permitir à companhia dobrar a capacidade de vigilância do transporte de mercadorias. Atualmente, a companhia monitora a cada ano cerca de 231 mil viagens e R$ 134 bilhões de cargas seguradas pela companhia. Segundo o executivo Adailton Dias, diretor responsável pelas áreas de produtos e resseguros, o monitoramento em tempo real é um recurso que vai auxiliar na prevenção e pronta resposta não só para casos de roubos e furtos, mas também quando ocorrem acidentes, o que ajuda a preservar cargas e vidas envolvidas. “Só para se ter uma ideia, até outubro os sinistros registrados dentro da Central de Monitoramento tiveram redução de 50%”, afirmou Dias. No mesmo período, ele afirma que a Sompo Seguros registrou um índice de 52,4% de recuperação de cargas com medidas de pronta resposta, o que representa milhões de reais em cargas recuperadas.

A ofensiva da Uniagro

(Divulgação)

Líder na importação e distribuição de alimentos saudáveis na região Sul, a Uniagro quer crescer no País todo. Sediada em Porto Alegre, ela acaba de inaugurar um centro de distribuição em São Paulo e um e-commerce para atender melhor também o canal B2C. Segundo o diretor comercial Pedro De Marchi Calazans, a operação já acrescentou R$ 1 milhão por mês ao faturamento. “Queremos estreitar ainda mais nossa ligação com o consumidor final e estar presente na vida das pessoas de forma saudável”, afirmou. Além de posicionar suas linhas de alimentos selecionados Gourmet (que inclui molho de tomate, azeitonas e cogumelos) e Monde (azeites e vinagres) em um nicho ocupado hoje por La Pastina e Casa Flora, a empresa quer conquistar o público fitness com a marca Equilíbrio (nuts, frutas secas, granolas e snacks saudáveis). No DNA da empresa familiiar está a valorização da origem de procedência e da produção orgânica. Todas as embalagens são sustentáveis.

Dados compartilhados

Enquanto o Banco Central se prepara para integrar todos os serviços financeiros em um Super App, empresas como a Nexxera, maior plataforma de serviços financeiros do Brasil, já oferecem o recurso para transações B2B. Com os dados agregados, a empresa acaba de criar um score de crédito próprio, o que facilita a obtenção de empréstimos e gera insights estratégicos para a gestão. O objetivo é melhorar a experiência de mais de 1,1 milhão empresas que utilizam o agregador financeiro da Nexxera e que, juntas, transacionam R$ 7,3 trilhões por ano dentro do seu ecossistema.

O crescimento saudável

A Fiibo, a primeira multiplataforma de saúde e bem-estar no Brasil, vai multiplicar de tamanho. O hub acaba de anunciar a integração de operadoras de saúde renomadas. O movimento estratégico ocorre após uma bem-sucedida rodada de investimento de R$ 17,5 milhões, liderada pelos gigantes do mercado Headline, XP Asset Management e VOX Capital. As novas marcas de operadoras de saúde incorporadas à plataforma da Fiibo incluem SulAmérica, Porto, Omint, Care Plus, Central Nacional Unimed e Amil. Esta expansão significativa consolidara Fiibo como o destino principal para serviços abrangentes de saúde e bem-estar no Brasil.

“Sou o governador de oposição que todo mundo queria.”
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, ao sinalizar que seguirá como alternativa a Lula nas próximas eleições

Aluguel de brincadeira

(Divulgação)

Em tempos em que a experiência vale mais do que a posse, a empresária Isabel Tuñas decidiu investir em um segmento inusitado, o de aluguel de brinquedos infantis. Com sua rede de franquias Facilitoy está lançando o Facilitrip, um catálogo de brinquedos especialmente pensado para o período de férias. Ela afirma que, por enquanto, a demanda ainda é maior nos grandes centros, mas há planos de expansão para interior do País em 2024. Em um projeto de longo prazo, segundo ela, a ideia é oferecer produtos em locais como casas de Airbnb, com os itens esperando pelos hóspedes dentro do imóvel.

Transformação digital que dá lucro

(Divulgação)

Mais da metade das empresas globais (63%) afirmam que as novas tecnologias estão aumentando a lucratividade e desempenho das companhias, segundo pesquisa Global Tech Report 2023, feita pela KPMG com 2,1 mil executivos de 16 países, sendo 150 no Brasil. O estudo aponta que os principais investimentos foram direcionados para Data & Analytics, inteligência artificial e automação. Para Marcio Kanamaru, sócio-líder da KPMG no Brasil e América do Sul, a transformação digital traz lucro quando há projetos e estratégias bem definidos.